Jorge Moreira Gonçalves é Professor Catedrático de Farmacologia na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (U.Porto).
Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), tendo-se doutorado em 1991, na mesma Universidade, em Farmacologia. No âmbito da sua formação de pós-doutoramento, foi bolseiro da Fundação Alexander von Humboldt, no Institut für Pharmakologie und Toxikologie, Universität Freiburg.
As suas áreas científicas de interesse são a comunicação celular no contexto da neurotransmissão, imunidade e cancro. A sua produção científica está divulgada internacionalmente em artigos científicos e capítulos de livros, publicados nas principais revistas científicas da sua área de especialidade. Investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (I3S)
É diretor do Laboratório de Farmacologia da FFUP.
Foi Diretor da FFUP, entre 2002 e 2005 e Vice-Reitor da U.Porto para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento (2006 - 2014). No âmbito destas funções, foi um dos responsáveis pela criação do UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e do desenho e implementação do Pólo do Mar da U.Porto e do Campus Agrário de Vairão. Foi ainda um dos responsáveis pela criação do programa de promoção da integração de estudantes de graduação em projetos de investigação científica (IJUP) um programa único a nível Europeu.
Coordenou a iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, ""Noroeste Global"" em 2014 e 2015, que integrou a comunidade de inovação do Norte de Portugal em torno de uma estratégia de transferência de conhecimento.
Agraciado com o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública (2015).