Ana Paula MartinsAna Paula Martins Silvestre Correia é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 1990. Completou o Mestrado em Epidemiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 1995 e o Doutoramento em Farmácia Clínica na Faculdade de Farmácia de Lisboa em Maio de 2005.

 

É, desde Fevereiro de 2016, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos. É Professora Auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa no Departamento de Sócio-Farmácia.

 

Tem dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e participou como autora e coautora em capítulos de livros na área da Farmacoepidemiologia. As suas áreas de interesse a monitorização da segurança de novos medicamentos e efetividade comparativa em Oncologia.

 

É coordenadora da Unidade de farmacovigilância de Setubal e Santarem e da Unidade de Farmacovigilância de Lisboa.

 

Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos, Membro da Direção da Associação Portuguesa de Epidemiologia e Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmácia Clínica e Farmacoterapia. Foi membro da Task-force de Avaliação de Tecnologias da Saúde da European Federation Pharmaceutical Industry and Associations (EFPIA) em representação da APIFARMA. É membro da Direção da Associação Portuguesa de Epidemiologia. É Membro da Academia de Ciências Farmacêuticas de Portugal  e Membre Correspondant Étranger da Académie Nationale de Pharmacie (França) . É Membro da Sociedade Portuguesa de Farmacologia.

 

É, desde Março de 2015, membro Suplente do Conselho Nacional de ética para as Ciências da Vida (Resolução da Assembleia da Republica 22-2015 de 22 de Março).

 

É membro dos júris dos Prémios Saúde Sustentável e Gilead Genese.

 

Foi Diretora de External Affairs e Market Access da MSD Portugal (Merck &co. USA) entre 2006 e 2014, Diretora do Centro de Estudos de Farmacoepidemiologia da ANF entre 1994 e 2006 e Secretária Geral da Ordem dos Farmacêuticos entre 1989 e 1992. Foi Assessora do Ministro da Educação e do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares entre 1992 e 1994, tendo responsabilidades nas áreas do Programa Nacional de Combate às Toxicodependências e no Programa de Promoção da Saúde em Meio Escolar. Foi Diretora de Relações Institucionais da ANF entre Julho de 2014 e Outubro de 2015.