Paulo Barradas Rebelo

Paulo Barradas Rebelo é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra em 1993. Graduado em Gestão Farmacêutica pela Universidade Católica em 2001 e pelo programa M&As and Corporate Strategy do INSEAD em 2013.

 

Foi Diretor Técnico e Proprietário de Farmácia na Região Centro do País durante 10 anos e Presidente da Direção da Farbeira – Cooperativa de Farmacêuticos do Centro, CRL e Gerente da Farmoeste - Distribuidora Farmacêutica do Oeste, Lda. de 1998 a 2001.

 

Em 2001, liderou um grupo de profissionais que fundou a Bluepharma - Indústria Farmacêutica, S.A. e que adquiriu as instalações fabris da multinacional Bayer em Coimbra. Destacou-se pelo papel desempenhado no processo de turn-around da empresa, contribuindo activamente para a manutenção de um sector estratégico de base tecnológica em Portugal, com aumento do número de trabalhadores, da quota de mercado e da melhoria da rentabilidade.

 

 

A Bluepharma foi a primeira empresa farmacêutica em Portugal a obter a tripla certificação integrada em Qualidade, Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança, sendo também certificada pela EMAS e pela Food and Drug  Administration (FDA). A sua aposta na Inovação, Investimento, Internacionalização e Qualidade, tem sido igualmente reconhecida com diversos prémios, sendo os mais recentes o Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2012, o Prémio Insead Entrepreneurship 2012, o Prémio Oustanding Venture of the Year 2013 da Portugal Ventures e o Prémio PME Excelência 2013. Fruto da parceria com a Universidade de Coimbra, a Bluepharma lançou as spin-offs – Luzitin, S.A., Treat U, S.A. e BSim2, Lda.

 

Actualmente, ocupa a posição de Presidente do Conselho de Administração da Bluepharma - Indústria Farmacêutica, S.A. e da Bluepharma Genéricos – Comércio de Medicamentos, S.A., bem como de Administrador da Luzitin, S.A.

 

Em 2010, foi um dos impulsionadores da constituição da A2B, SGPS, S.A., uma sociedade de Business Angels focada em apoiar projectos de base tecnológica, internacionalizáveis, em fases seed e start-up,desempenhando a função de Presidente do Conselho de Administração.

 

Para além destes cargos, é sócio-gerente de um grupo de várias empresas detidas pela I.P.B.R. GEST, SGPS, Lda., entre as quais a I.P.B.R. Farmácias, Lda., a I.P.B.R. Invest, S.A., a Óptica Estádio, Lda. e a Torre de Palma, Lda.

 

Desempenha, ainda, diversas funções no sector associativo farmacêutico, nomeadamente de Presidente do Conselho Fiscal Nacional da Ordem dos Farmacêuticos.

 

Coimbra, 13 de março de 2014