Diogo José Fernandes Homem de Lucena Diogo de Lucena nasceu em Lisboa, a 8 de Março de 1949. É Engenheiro Electrotécnico pelo Instituto Superior Técnico (1972), tendo obtido o Master of Science (1976) e o Ph.D. (1978) pela Universidade de Stanford.

 

Ao longo da sua carreira académica colaborou com o Instituto Superior Técnico e com a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, da qual é Professor Catedrático, aposentado. Foi ainda Professor Visitante na Universidade de Stanford.

 

As suas principais áreas de interesse centraram-se, primeiro, na Economia da Incerteza e de Informação e na Economia das Telecomunicações, e, depois, nas questões da Economia do Estado Providência, em particular o financiamento da Saúde, Educação e Segurança Social.

 

Fez parte da Comissão Instaladora da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, onde desempenhou os cargos de Director do Programa do MBA, Presidente dos Conselhos Pedagógico e Científico e de Director.

 

Foi membro da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da mesma Universidade, onde exerceu também as funções de Vice-Reitor. Foi Presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanas da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É membro do Conselho Nacional de Educação.

 

Foi eleito Académico Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa em 2007.

 

Foi consultor, e participou em Conselhos Consultivos de diversas instituições públicas e privadas. Participou nos órgãos sociais de várias empresas e fundações, tendo sido vogal do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian entre Janeiro de 1999 e Janeiro de 2014. É membro do Conselho de Gestão do Instituto Gulbenkian de Ciência, e vogal do Conselho Diretivo da Fundação Aljubarrota. Integra os Júris do Prémio Pessoa  e do Prémio Saúde Sustentável.