Ana Paula MartinsAna Paula Martins Silvestre Correia é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 1990. Completou o Mestrado em Epidemiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 1995 e o Doutoramento em Farmácia Clínica na Faculdade de Farmácia de Lisboa em Maio de 2005.

É, desde Fevereiro de 2016, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos. É Professora Auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa no Departamento de Sócio-Farmácia e investigadora do iMED.UL (Medicines Research Institute Lisbon University) como investigadora na área da Farmacoepidemiologia e Farmácia-social.


Tem dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e participou como autora e coautora em capítulos de livros na área da Farmacoepidemiologia. É presentemente orientadora de dois projetos de doutoramento na área da monitorização da segurança de novos medicamentos e na área da efetividade comparativa em Oncologia.


Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos, Membro da Direção da Associação Portuguesa de Epidemiologia e Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmácia Clínica e Farmacoterapia. Foi membro da Task-force de Avaliação de Tecnologias da Saúde da European Federation Pharmaceutical Industry and Associations (EFPIA) em representação da APIFARMA. É membro da Direção da Associação Portuguesa de Epidemiologia.


É, desde Março de 2015, membro Suplente do Conselho Nacional de ética para as Ciências da Vida (Resolução da Assembleia da Republica 22-2015 de 22 de Março).


Foi Diretora de External Affairs e Market Access da MSD Portugal (Merck &co. USA) entre 2006 e 2014, Diretora do Centro de Estudos de Farmacoepidemiologia da ANF entre 1994 e 2006 e Secretária Geral da Ordem dos Farmacêuticos entre 1989 e 1992. Foi Assessora do Ministro da Educação e do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares entre 1992 e 1994, tendo responsabilidades nas áreas do Programa Nacional de Combate às Toxicodependências e no Programa de Promoção da Saúde em Meio Escolar. Foi Diretora de Relações Institucionais da ANF entre Julho de 2014 e Outubro de 2015.