Presidente do Júri

Diogo José Fernandes Homem de Lucena Diogo de Lucena nasceu em Lisboa, a 8 de Março de 1949. É Engenheiro Electrotécnico pelo Instituto Superior Técnico (1972), tendo obtido o Master of Science (1976) e o Ph.D. (1978) pela Universidade de Stanford.

 

Ao longo da sua carreira académica colaborou com o Instituto Superior Técnico e com a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, da qual é Professor Catedrático, aposentado. Foi ainda Professor Visitante na Universidade de Stanford.

 

As suas principais áreas de interesse centraram-se, primeiro, na Economia da Incerteza e de Informação e na Economia das Telecomunicações, e, depois, nas questões da Economia do Estado Providência, em particular o financiamento da Saúde, Educação e Segurança Social.

 

Fez parte da Comissão Instaladora da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, onde desempenhou os cargos de Director do Programa do MBA, Presidente dos Conselhos Pedagógico e Científico e de Director.

Amílcar Falcão

Amílcar Falcão é Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Doutorado e Agregado em Farmácia (Especialidade de Farmacologia) pela Universidade de Coimbra. Professor Catedrático, Diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar, funções que acumula com as de Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (Investigação). É investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), onde lidera o Grupo de Farmacometria.

 

Possui uma extensa produtividade científica onde se contam cerca de 400 publicações (artigos, capítulos de livros e resumos em revistas indexadas) e outras tantas comunicações científicas em forma de poster e apresentações orais (várias dezenas por convite), na sua esmagadora maioria internacionais e sujeitas a arbitragem. Foi orientador de tese de 15 alunos de mestrado e 8 de doutoramento, sendo actualmente responsável por 9 teses de doutoramento e 3 de mestrado. É convidado regularmente a desempenhar a função de reviewer, pertencendo igualmente ao corpo editorial de várias revistas científicas. Recebeu já vários prémios nacionais e internacionais que reforçam a visibilidade e qualidade do trabalho que vem desenvolvendo ao longo da sua carreira.

Ana Paula MartinsAna Paula Martins Silvestre Correia é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 1990. Completou o Mestrado em Epidemiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 1995 e o Doutoramento em Farmácia Clínica na Faculdade de Farmácia de Lisboa em Maio de 2005.

É, desde Fevereiro de 2016, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos. É Professora Auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa no Departamento de Sócio-Farmácia e investigadora do iMED.UL (Medicines Research Institute Lisbon University) como investigadora na área da Farmacoepidemiologia e Farmácia-social.


Tem dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e participou como autora e coautora em capítulos de livros na área da Farmacoepidemiologia. É presentemente orientadora de dois projetos de doutoramento na área da monitorização da segurança de novos medicamentos e na área da efetividade comparativa em Oncologia.

Helena GarridoHelena Garrido é Directora do Jornal de Negócios e Professora de Jornalismo Económico na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Iniciou a carreira de jornalista em 1987.


Licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e com a componente curricular do Mestrado em Economia Aplicada.

Jorge Moreira Gonçalves

Jorge Moreira Gonçalves é Professor Catedrático de Farmacologia na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (U.Porto).

 

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da U.Porto, tendo-se doutorado em 1991, na mesma Universidade, em Farmacologia.  No âmbito da sua formação de pós-doutoramento, foi bolseiro da Fundação Alexander von Humboldt, no Institut für Pharmakologie und Toxikologie, Universität Freiburg.

 

As suas áreas científicas de interesse são a comunicação celular, tendo-se especializado em neurotransmissão e no desenvolvimento de modelos de comunicação e transcrição de sinal recorrendo a leveduras transformadas. A sua produção científica está divulgada internacionalmente em artigos científicos e capítulos de livros, publicados nas principais revistas científicas da sua área de especialidade.

José Eduardo Soares Moniz

José Eduardo Soares Moniz de Lucena nasceu em Ponta Delgada, a 6 de Maio de 1952.

 

Formação Académica:

 

• Ensino Secundário: Liceu Nacional de Ponta Delgada

• Licenciatura: Filologia Germânica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

• Frequência de seminários no estrangeiro

 

Experiência Profissional:

 

Imprensa:

• 1972 A 1977: jornalista do “Diário Popular”, repórter e coordenador

• 1980: Chefe de Redacção de “A Nação”  

• 1985: Director da Revista “Telestar”  

• Colaborador de várias publicações

Miguel GouveiaMiguel Gouveia é Professor da Católica Lisbon School of Business and Economics. Recebeu o seu Doutoramento em Economia da Universidade de Rochester após a licenciatura em Economia na Universidade Católica Portuguesa. Ensina nas áreas da Economia da Saúde, Análise Económica das Políticas Sociais e Economia Pública. Foi consultor do Banco Mundial e de várias instituições públicas e privadas em Portugal. Foi membro da Comissão do Livro Branco da Segurança Social, Presidente da Comissão de Avaliação dos Hospitais SA e coordenou o grupo de trabalho que fez a avaliação do impacto orçamental da criação das Unidades de Saúde Familiar. Tem trabalhos de investigação publicados na área da Economia da Saúde com destaque para a avaliação económica de tecnologias em saúde.

Paulo Barradas Rebelo

Paulo Barradas Rebelo é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra em 1993. Graduado em Gestão Farmacêutica pela Universidade Católica em 2001 e pelo programa M&As and Corporate Strategy do INSEAD em 2013.

 

Foi Diretor Técnico e Proprietário de Farmácia na Região Centro do País durante 10 anos e Presidente da Direção da Farbeira – Cooperativa de Farmacêuticos do Centro, CRL e Gerente da Farmoeste - Distribuidora Farmacêutica do Oeste, Lda. de 1998 a 2001.

 

Em 2001, liderou um grupo de profissionais que fundou a Bluepharma - Indústria Farmacêutica, S.A. e que adquiriu as instalações fabris da multinacional Bayer em Coimbra. Destacou-se pelo papel desempenhado no processo de turn-around da empresa, contribuindo activamente para a manutenção de um sector estratégico de base tecnológica em Portugal, com aumento do número de trabalhadores, da quota de mercado e da melhoria da rentabilidade.

Paulo DuartePaulo Jorge Cleto Duarte, licenciou-se em Ciências Farmacêuticas no ano de 1997 pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

 

É co-proprietário da Farmácia Estácio e da Farmácia Estácio Xabregas, ambas em Lisboa.

 

Tem um MBA em Gestão de Informação pela Universidade Católica Portuguesa (2004).

 

É Presidente da Direcção da Associação Nacional das Farmácias desde 2013.

Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves é Partner na BCG (The Boston Consulting Group) desde 2011, e é actualmente o responsável pela área de Saúde na Ibéria. Ingressou na BCG em 2001, no escritório de Lisboa e entre 2005 e 2010 esteve no escritório de Madrid. Desde 2011 que se encontra em Barcelona, sendo responsável do escritório local da BCG.

 

A sua actividade na área da Saúde desenvolve-se em diferentes sectores, desde a empresa farmacêutica, às associações de doentes, passando pela atividade de prestação de cuidados de saúde e pela distribuição de medicamentos a nível armazenista e farmácia. Durante os 13 anos de experiencia em Consultoria na área da Saúde desenvolveu mais de 200 projetos para o sector, abrangendo temas diferentes, com experiência concreta de desenho e apoio á implementação de mecanismo inovadores de comercialização e acesso ao mercado de produtos e serviços farmacêuticos, assim como na avaliação e apoio á decisão de investimento em diferentes situações. Na sua experiência conta-se também alguns projetos na área do retalho especializado e generalista.

Rogério Gaspar

Rogério Gaspar é Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL).

 

Exerce ainda as funções de Diretor do Instituto para a Investigação Interdisciplinar (3Is) da Universidade de Lisboa. Representa externamente a Universidade de Lisboa em várias instituições de ciência, tecnologia e empreendedorismo.

 

Até ao momento do início de funções como Vice-Reitor da Universidade de Lisboa (em 25 de Julho de 2013), exercia funções como Sub-diretor da FFUL (desde Setembro de 2012, com a responsabilidade da área da investigação e relações internacionais), além de membro do Conselho Científico e Assembleia de Faculdade. Entre 2008 e 2013 foi também membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa.