O Prémio pretende reconhecer reportagens publicadas na imprensa, rádio, televisão ou meios digitais sobre a saúde, economia, cultura ou estilo de vida dos portugueses, com referência à intervenção das farmácias portuguesas, entre 16 de Junho de 2018 e 15 de Junho de 2019, data limite para a entrega de candidaturas.

 

Condições de candidatura:

 

1. Qual o âmbito dos trabalhos ou projectos a apresentar?

 

Pretende-se premiar reportagens publicadas entre 16 de Junho de 2018 e 15 de Junho de 2019 sobre temas relacionados com a saúde, economia, cultura ou estilo de vida dos portugueses, que incluam referências à intervenção das farmácias portuguesas.

 

2. A quem se destina?

 

Poderá candidatar-se qualquer entidade, individual ou coletiva, pública ou privada, desde que a peça submetida a concurso tenha sido publicada através de uma entidade inscrita na Entidade Reguladora da Comunicação Social.

 

3. Como é possível submeter uma candidatura?

 

Os processos de candidatura deverão ser submetidos à ANF através do endereço electrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou pela entrega na sede da ANF, na Rua Marechal Saldanha, n.º 1, em Lisboa

 

4. Quando decorrem as candidaturas?

Timeline 

5. Como serão avaliadas as candidaturas?

 

Por um Júri, considerando os seguintes critérios:

 

a. Interesse público da reportagem para a saúde, economia, cultura ou estilo de vida da população portuguesa.

 

b. Rigor, originalidade e profundidade do tratamento jornalístico.

 

c. Adequação à filosofia do Prémio João Cordeiro, designadamente pertinência para o desenvolvimento da inovação da farmácia e do serviço farmacêutico.

 

d. Impacto público, local, regional ou nacional.

 

6. Como deverá ser constituído o processo de candidatura?

 

Os processos de candidatura deverão ser submetidos à ANF através do endereço electrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou entregues na sede da ANF, na Rua Marechal Saldanha, n.º 1, em Lisboa, entre 1 de Fevereiro e 15 de Junho de 2019.

 

O processo de candidatura deverá ser estruturado nos seguintes termos:

 

a. Identificação do candidato e do órgão de comunicação social onde foi feita a publicação da reportagem submetida a concurso;

b. Identificação do prémio e a categoria a que se candidata: Comunicação Social;

c. Envio do respectivo trabalho, considerando o papel das farmácias e o que delas espera a sociedade portuguesa;

d. Consentimento para a publicação do resumo do trabalho realizado.

 

7. Qual o valor pecuniário do Prémio?

 

O “Prémio João Cordeiro – Inovação em Farmácia” prevê a atribuição de um valor pecuniário para os vencedores da categoria 'Comunicação Social' no valor de € 10.000 (dez mil euros).